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A importância do relacionamento com o cliente para o sucesso do negócio.

Quando falamos sobre o sucesso de uma marca ou uma empresa, a maioria das pessoas relaciona esse resultado com a qualidade do produto. Porém, outro fator é fundamental para esse sucesso: o relacionamento com o seu cliente. 

Estabelecer um relacionamento saudável com o consumidor, é facilitar toda a jornada dele dentro da sua empresa. Por isso, separamos algumas dicas para você ter em mente durante o contato com o seu cliente. 

 

Crie uma relação de confiança 

O primeiro passo é estabelecer um contato de confiança com o seu consumidor. Traga-o para a sua empresa e crie uma relação de confiança entre vocês, priorizando sempre tratá-lo da melhor maneira possível, resolvendo problemas, trazendo soluções e mostrando o quanto ele é importante para o seu negócio. 

 

Esteja disposto a ouvir

Como saber se o seu trabalho está fazendo a diferença na vida do seu cliente? Ouvindo feedbacks! 

Nem sempre é uma tarefa fácil ouvir críticas, porém, é um desafio que vale a pena. Estar disposto a entender a visão do seu cliente demonstra preocupação e mostra que a opinião dele é importante para o crescimento da sua empresa. Para isso, realize pesquisas periódicas de satisfação e tenha conversas francas durante as reuniões. Quando você aplicar as melhorias que achar pertinente, perceberá em um longo prazo os resultados e os impactos para a sua empresa.

 

Apresente novas oportunidades para o cliente

A jornada do cliente dentro da empresa passa por diversos ciclos, e muitas vezes a necessidade deste consumidor pode mudar. Essa é a oportunidade de upsell, ou seja, dar um “upgrade” no serviço que a sua empresa está proporcionando. Além de atender às novas necessidades do seu cliente, você pode aumentar a receita da sua empresa.

 

Utilize sempre uma linguagem acessível 

Cada nicho de mercado possui seus termos e jargões específicos, que fazem sentido para os profissionais da área. Mas nunca se esqueça: seu cliente não tem o mesmo domínio que você e por isso ele está contratando o seu serviço. 

Por isso, evite utilizar termos técnicos para mostrar autoridade. Tenha uma linguagem clara durante o atendimento ao cliente e esteja ciente de que aquela conversa está sendo compreensível para ele. 

 

Não esqueça: cada cliente é único 

Trate o seu cliente como se ele fosse o único, afinal, cada um possui necessidades diferentes. Garanta que o seu atendimento seja personalizado e individualizado, e com certeza você estará se diferenciando da sua concorrência. 

 

Interaja nas redes sociais 

Responder comentários, dar atenção para mensagens e trazer a audiência do seu cliente para as redes sociais, também é importante para aproximar as relações. Invista em conteúdos que interajam com o seu cliente e que o torne admirador da sua marca. 

A experiência do cliente durante a jornada dele dentro do seu negócio, é o que fará ele permanecer e indicar o seu serviço para outras pessoas. Crie conexões verdadeiras e garanta que ele seja fiel a sua marca.  

Se você deseja trazer resultados para o seu negócio e investir em conteúdos focados para o seu cliente, venha para a Relaciona! Entre em contato conosco e conheça nossos serviços. 

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