metaverso marketing digital

O que é metaverso e o que isso impacta no marketing.

Provavelmente nos últimos meses, você deve ter lido algo a respeito do metaverso. Esse novo conceito da tecnologia está sendo pauta de diversos veículos de comunicação e grandes empresas globais, mas pouca gente conhece a fundo sobre do que se trata o metaverso. 

O que é o metaverso?

De maneira bem objetiva e didática, a palavra metaverso é a junção de “meta” que significa transcendente, e “verso” que é a redução da palavra universo. Assim, metaverso é o universo que transcende as barreiras físicas do mundo real. 

O metaverso é um espaço coletivo e compartilhado com outras pessoas, e recria a experiência física no meio digital. Ou seja, um mundo totalmente digital. Dentro dele é possível viver experiências sociais e conectar ferramentas para aprimorar a vivência do usuário, comprar terrenos e criar espaços de jogos, entre outras experiências. Mark Zuckerberg, CEO da Meta, acredita que esse é o futuro da internet e das relações sociais no âmbito digital.

Com a chegada no metaverso, os NFTs ganharam polaridade. Mas afinal, o que são NFTs e o que tudo isso tem haver com marketing?

O que são NFTs? 

Quando falamos de metaverso é impossível não citarmos as NFTs. 

NFT é a sigla utilizada para non fungible token, ou seja, “token não fungível”. Esse token é único, não pode ser copiado pois possuí um certificado de autenticidade digital. Essa autenticidade fica registrada em tecnologia blockchain, uma rede que armazena as informações de transações em lotes que chamamos de blocos. A tecnologia blockchain é um mecanismo de banco de dados avançado que permite o compartilhamento transparente de informações na rede de uma empresa. Foi com essa tecnologia que possibilitou o surgimentos das criptomoedas, metaverso e NFTs. 

Dentro de todo esse universo digital, um NFT pode ser um avatar digital, um acessório, uma imagem, uma arte ou qualquer outro item. Quando falamos de NFTs, esses tokens são ativos únicos e insubstituíveis. Dependendo do projeto que esse NFT está envolvido, esse ativo pode ser valorizado ou desvalorizado. Para adquirir um NFT você pode criar ou comprar através de uma criptomoeda. 

O que o metaverso tem haver com marketing?

Mas a pergunta que não quer calar é: como fica o marketing dentro do metaverso?

O metaverso é uma grande oportunidade de trazer novas experiências e novas formas de fazer marketing. Dentro desse novo universo é possível levar experiências físicas para o mundo digital como:

  • Avatares experimentando roupas extremamente realistas;
  • Testes de produtos;
  • Lançamentos desses produtos em grandes eventos dentro do metaverso. 

As grandes empresas já estão investindo e inovando para proporcionar experiências únicas para o usuário. Marcas como Gucci e Adidas já criaram coleções de roupas exclusivas para o metaverso que podem ser compradas e usadas pelos avatares. Outras marcas como José Cuervo, Samsung, Renner e Itaú também já criaram ações como eventos de lançamento e patrocínio de jogos e corridas dentro do metaverso.

A Netflix também promoveu uma ação para a divulgação de “The Gray Man”, onde os fãs poderiam aplicar o que sabiam da história dentro de um jogo de labirinto ambientalizado em uma paisagem recriada do filme. 

print metaverso decentralend marketing no metaverso
 

A tendência é de que o metaverso seja cada vez mais presente nas estratégias de marketing e vendas, e é fundamental acompanhar as novidades dentro desse universo. 

Nos acompanhe nas redes sociais e fique por dentro de tudo que acontece no marketing e no metaverso! 

Veja também

Provavelmente nos últimos meses, você deve ter lido algo a respeito do metaverso. Esse novo conceito da tecnologia está sendo pauta de …

Nós, da agência Relaciona, apresentamos oficialmente hoje, 1º de agosto de 2022, o nosso novo posicionamento de marca e o que isso …

Quando falamos sobre o sucesso de uma marca ou uma empresa, a maioria das pessoas relaciona esse resultado com a qualidade do …

Você busca estratégias personalizadas para alavancar o seu negócio?

Entre em contato fale com um dos nossos atendentes!

logo relaciona preta

CONTATO

(47) 2125-2460
(47) 98857-2956
contato@relaciona.com.br

ENDEREÇO

Rua Onze de Junho nº 196, Fazenda, Itajaí, Santa Catarina, CEP 88301-660.

REDES SOCIAIS